Quanto mais você conhece o seu público alvo, mais leads e vendas você gera. E para conhecer o seu público, existem centenas de ferramentas de web analytics, mas a maioria das pessoas usa apenas o Google Analytics. Durante muito tempo também usei só a ferramenta do Google para mensurar os resultados de sites, landing pages e hotsites dos meus projetos.

No entanto, sou um apaixonado por métricas e melhoria contínua e isso me faz testar várias ferramentas ao longo do tempo. O objetivo sempre é melhorar a minha análise, não apenas quantitativamente, mas também considerando aspectos qualitativos e comportamentais do usuário. Depois de dezenas de testes, cheguei numa estruturação de ferramentas que considero ideal em qualquer projeto digital e é isso que vou compartilhar com vocês agora:

Google Tag Manager: comece por ele

Muita gente gosta de classificar o Google Tag Manager como a ferramenta da Google “que ajuda o pessoal do marketing a ter autonomia em relação ao pessoal de TI” e eu concordo.

Sem o Google Tag Manager, toda vez que você precisar quiser instalar uma ferramenta de web analytics num site, tem que instalar um código novo dentro dele, geralmente em todas as páginas… trata-se literalmente de uma edição (simples) no código fonte, mas algo complexo para quem não tem nenhum conhecimento em relação a HTML, Java Script, PHP, etc.

Com o Google Tag Manager no seu site, você pode instalar os códigos das ferramentas sem precisar mexer em código fonte, operando apenas o próprio Google Tag Manager, ao inserir a TAG da ferramenta direto na ferramenta da Google. Para quem usa WordPress, o Tag Manager é uma forma de instalar apenas um código no site ao invés de instalar vários plugins, para ferramentas que são extremamente necessários.

Independente de web analytics ou não, recomendo que estude sobre o Google Tag Manager e saiba exatamente como ele funciona. É o que eu gosto de chamar de “uma mão na roda, numa ladeira”.

Além de autonomia da equipe de Marketing Digital, você também vai ganhar tempo, agilidade e controle de ações em cada uma das ferramentas, além de conseguir organizar melhor as TAGs/Ferramentas instaladas no seu site. Isso faz muita diferença num projeto de longo prazo ou com muitas pessoas envolvidas.

Acessar o Google Tag Manager

Por quê não “apenas” o Google Analytics?

O Google Analytics é uma excelente ferramenta, a ferramenta de web analytics mais utilizada do mundo. Essencial para analisar o comportamento do usuário dentro do site, seja através de dados históricos ou em tempo real. Fundamental também para estabelecer e controlar metas e objetivos alcançados. São dezenas de combinações possíveis para coleta e análise de dados gerados pelos visitantes do seu site. No entanto, ela ainda carece de melhorias em dois aspectos: traços comportamentais da audiência e análise de navegação e usabilidade. Ela até fornece vários dados, mas não é de maneira simples e intuitiva. Se ainda não está claro para você, precisa ficar agora: as três ferramentas são usadas não para “auditar” os dados umas da outras, mas para complementar e neutralizar pontos fracos umas das outras. O Google Analytics garante a coleta de dados quantitativos gratuitamente. A Navegg resolve o problema dos traços comportamentais e a Mouseflow, o de análise de navegação e usabilidade.

Navegg: traços comportamentais da audiência online

Quem trabalha com marketing digital comunicação sabe o quanto um bom briefing faz diferença no resultado de uma campanha. No entanto, vivemos na era da pós-verdade hiper-informação, com memes diferentes todos os dias, dispositivos com novas funcionalidades… cenário complexo, mutável, com pessoas líquidas (o sujeito líquido, aquele em que inúmeras identidades se manifestam em momentos diferentes). Diante desse cenário, ter conhecimentos qualitativos em relação ao público alvo significa ser mais competitivo e mais assertivo.

Soluções da Navegg

A Navegg oferece três tipos de soluções, para três perfis diferentes de clientes:

  • Grandes agências e anunciantes;
  • Publishers;
  • Sites, Blogs e E-commerce.

Em cada uma das soluções a ferramenta funciona de uma forma não muito diferente, mas alinhando melhor a coleta dos dados com os objetivos de cada perfil.

Na Online to Fly usamos para entender melhor quais são as motivações, hábitos, marcas preferidas, medos e desejos da nossa audiência. Sabemos, entre outras coisas, que boa parte dos visitantes do site são clientes da Samsung e Nintendo e tem interesse pela Ford. Também sabemos que existe uma boa parcela que se interessa por EAD e gostam de programas como o TOP Chef, além de gostarem de comida saudável.

Essas informações são fornecidas pela Navegg graças as metodologias Navegg EveryOne e Navegg Every Buyer, desenvolvidas pela própria empresa.

Navegg EveryOne: Mais de 400 milhões de internautas agrupados em 8 clusters, de acordo com os fatores que mais influenciam o comportamento no ambiente digital.

 

 

 

 

 

 

 

Navegg Every Buyer: a Navegg analisou os interesses e intenções de compra dos internautas e descobriu que esses fatores influenciam o comportamento de compra diferentemente em cada uma das 13 indústrias do mercado.

Já deu para ter uma ideia da ferramenta, certo? Se quiser instalar é só acessar o site da Navegg e aproveitar porque eles têm, inclusive, um plano gratuito.

Mouseflow: como o usuário navega no seu site

Você grava a navegação dos seus usuários dentro do seu site? Tem um mapa de calor sempre atualizado da sua landing page? Consegue fazer uma análise fácil e intuitiva sobre como seus usuários clientes preenchem seus formulários? Com o Mouseflow você consegue isso e muito mais.

Também conseguimos essas informações no Google Analytics“, alguns vão dizer. Sim, eu sei… mas não da forma como a Mouseflow entrega: de maneira intuitiva e fácil. E a gravação de tela com direito a quantos replays você quiser, só ferramentas como a Mouseflow fazem.

O que você pode fazer com o Mouseflow

  • Gravação de Telas
  • Mapa de Calor
  • Analisar como seus clientes preenchem os formulários do seu site
  • Compreender melhor o seu funil de conversão
  • Realizar pesquisas

Gravação de Telas Durante a Navegação

Se você é do tipo de pessoa que “queria ser um mosquito” para saber como seu usuário cliente acessa o seu site, sua vontade foi atendida quase completamente. Como o Mouseflow você consegue gravar tudo o que o usuário faz dentro do site, tanto através de desktops quanto de celulares ou tablets.

Vantagens de gravar os visitantes no meu site

A resposta direta a essa pergunta é: para aumentar suas vendas. No entanto, vou explicar melhor destacando alguns dos principais pontos:

  • Usabilidade: ao gravar a navegação dos seus clientes dentro do site vários insights são gerados e essas informações deverão ser utilizadas para tornar a navegação mais fácil e intuitiva;
  • Aumento nas conversões: você também pode fazer ajustes que ajudam na tomada de decisão do seu cliente, deixando o site mais focado em conversão, eliminando o que atrapalha e ressaltando o que faz converter;
  • Melhoria contínua: você pode assistir a gravações “hoje”, fazer anotações, melhorar o site e repetir esse processo inúmeras vezes;
  • Ver se o usuário está lendo o que tem que ler: de maneira visual, sem complicação, você terá uma resposta rápida sobre se o cliente está ou não lendo o que realmente importa;
  • Testes A/B: fazer uma campanha de Testes A/B gravando as duas telas simultaneamente é uma coisa linda! Os insights são muitos e valiosos.

Como seus clientes preenchem os formulários do seu site

Na primeira vez que usei essa função do Mouseflow fiquei extasiado, em choque. Foi extremamente útil para mim porque me permitiu duas coisas:

  • realizar melhorias numa velocidade maior nos meus projetos; e
  • mostrar de maneira visual para meus clientes e parceiros que os formulários deveriam ser alterados.

Às vezes é inevitável ter que usar formulários grandes, com vários campos de preenchimento, mas todas as pequisas e testes comprovam que quanto maior o formulário, maior o número de desistências durante o preenchimento. No entanto, é sempre complicado saber quais campos eliminar ou quais alterações no formulário (inclusive estéticas) farão mais sentido. Unir a função de gravação de telas do Mouseflow e a análise de formulários torna essa tarefa mais fácil e mais assertiva.

Se você quiser criar uma conta no Mouseflow, eles também têm um plano gratuito mais do que suficiente para você começar.

Feedback do usuário através do Mouseflow

Uma outra característica do Mouseflow que merece atenção especial é a possibilidade de pedir feedbacks para o seu usuário. Através desse recurso você pode entender melhor a percepção do visitante do seu site fazendo perguntas diretas sobre a clareza do site ou da página, por exemplo.

Conclusão sobre o uso de ferramentas de Web Analytics

Se você seguir o meu conselho, garanto que não se arrependerá: vá além do GA e experimente essas ferramentas. Garanto também que aumentará consideravelmente a qualidade dos seus projetos, além de maximizar resultados.

Tenha em mente também que existem ferramentas similares como a Hotjar e outras, mas a ideia desse post não foi fazer uma lista de ferramentas de Web Analytics, mas sim demonstrar que a união de três ferramentas com propósitos distintos pode ser uma “arma” muito poderosa para transformar dados em conhecimento e conhecimento em aumento de resultados.

Tome muito cuidado para não tentar usar dezenas de ferramentas de uma só vez… isso pode atrapalhar mais do que ajudar e isso é um conselho de alguém que já cometeu esse erro. Minha dica é: se você já usa o Google Analytics, comece a usar outras duas complementares. Depois que já estiver usando as complementares aí sim pode ser que seja hora de avançar.

E se você conhece outras ferramentas de Web Analytics ou outras formas de mensurar e gerir os dados do seu site, compartilha com a gente através dos comentários.

Obrigado e até o próximo post!

Facebook Comments

Você tem uma opinião?