Você acredita em fórmulas mágicas? Eu não.
Muito menos quando o assunto é trabalhar com Marketing Digital. 

Essa é a primeira pergunta do texto porque, se você lê esse conteúdo, está pesquisando sobre o assunto. Só que já te aviso: no marketing em geral, sempre existem os milagreiros cheios de fórmulas ou receitas prontas. E  não é assim que trabalhamos por aqui. Acreditamos na melhoria contínua, no 1% melhor a cada dia! 

“Todos os dias, em todos os sentidos, eu estou ficando cada vez melhor”
Émile Coué

Para trabalhar com Marketing Digital é preciso estudar muito, praticar, e, no mínimo, conhecer as áreas que fazem parte do todo para que você consiga acompanhar a sua equipe ou o profissional que você contratou. 

A melhor maneira de entender de algum assunto é se informar sobre ele. E buscar mais de uma visão ou abordagem para, assim, você ter a sua própria compreensão.

Eu hoje consigo trabalhar com photoshop ou illustrator porque fiz um curso lá atrás, quando comecei, para saber o que a ferramenta permitia fazer, para que conseguisse pedir aos designers que trabalhavam comigo, aquilo que eu queria. Não bastou e fiz um curso de Direção de Arte na ESPM, para entender além da ferramenta. 

A mesma coisa aconteceu com wordpress, ferramentas de SEO, email marketing, etc. Se você colocar a mão na massa, pelo menos para ver como funciona, as coisas se tornam muito mais fáceis, acredite! 

E o assunto do post de hoje é: as áreas do Marketing Digital que você precisa conhecer para trabalhar online de maneira mais efetiva no seu negócio! 

Mas mesmo que você não tenha todas essas áreas implementadas, fique tranquilo. O primeiro passo é conhecer mais do assunto, para depois planejar e agir.

Além da parte técnica, que vou falar daqui a pouco, existe a questão da comunicação em si, que é a forma, o jeito de escrever, de entregar um conteúdo, para ser compreendido de maneira satisfatória. Ou da maneira que você planejou.

Se, mesmo quando estamos de frente para quem fala já é um desafio entender a mensagem, imagina escrevendo um texto, ou criando uma peça com poucas palavras e algumas imagens! 

(O bom é que o vídeo tá chegando para diminuir um pouco dessa dificuldade. Mas não acredito que a comunicação textual irá acabar tão cedo. Oremos! Porque eu adoro ler!)

Enfim, sempre que eu falo de comunicação, lembro de uma história muito engraçada que aconteceu na casa da minha avó, lá no interior de Goiás e quero contar para vocês!

Essa história ilustra o quanto é importante se comunicar bem, e mais do que isso, como é importante conhecer para quem está sendo direcionada essa mensagem:

 

(Se você não tiver a fim de ler a história, pode pular para o parágrafo que começa com
Mas vamos ao que interessa!)

Estávamos perto do almoço. Minha avó Théa, meu Tio Murilo e a Teresa, secretária da casa. Teresa tinha seus quase 50 anos, era uma mulher simples, engraçada, pequena, com um sorriso de menina. Não tinha tempo ruim com ela não. Minha avó, uma senhora muito culta, com seus sessenta e poucos anos, filha de italianos, criação rígida, sempre dizia as palavras bem corretamente, pois o seu maior hobby era ler. Acho que nunca ouvi minha avó dizendo um ‘nóis vai’ e com certeza, comecei a ler muito cedo por influência dela.

Enfim, lá no interior de Goiás, é normal comermos algo que se chama Guariroba, que é tipo um palmito, mas mais amargo. Acontece que tinha um pedaço de guariroba para o almoço, mas era o tronco da palmeira mesmo e precisava ser descascado. Logo, minha avó, disse para a Teresa:

– Teresa, por favor, pode descascar a guariroba para fazermos no almoço?
– Heeein, Dona Théa?
– Descascar a guariroba para o almoço, Teresa.
– Sei…. Aham… o almoço…

Nisso, meu tio, professor, muito perspicaz, lá ‘vinha chegando’ e ouviu a conversa.

– O que foi, Mãe? – perguntou ele à minha avó.
– Estou pedindo à Teresa para descascar a guariroba para o almoço…
– Mas é que não to entendendo direito não, Murilo… – disse a Teresa.

E ele:

– Ah, Teresa! Minha mãe tá pedindo pra tu ‘cascá a gueroba’ pro almoço.
– Aaaahhhh, Dona Théa!! Porque não falou antes? É pra já!

Todos nós caímos na risada. Minha avó não se aguentava de tanto rir. E a Teresa saiu saltitante, para ‘cascá a gueroba’ depois de ter compreendido a mensagem.


Mas vamos ao que interessa!

Deu para entender a importância que é saber quem é o seu público, e de dizer o que e como ele quer ouvir, né? E o que fazer agora para trabalhar com a internet? O que você precisa saber para trabalhar com Marketing Digital?

Eu organizei essas próximas informações da forma que mais fazem sentido para mim, ok? Se você tiver algum outro ponto que é importante a considerar, deixe nos comentários, por favor! 😉    

 

1 – Página no Facebook: Você vai querer e tem mesmo que ter uma página no Facebook, a rede social mais querida do público em geral. Tenho que te alertar aqui, que, se você não quiser dar uma ‘impulsionadinha’, leia-se fazer anúncio no seu conteúdo, não vai alcançar muita gente. Foi-se a época que o “Face” entregava seu conteúdo para todos que curtem sua página. Portanto, se vc fizer uma página e achar que as pessoas vão até você para consumir o que você produz por lá, esquece. Não é mais assim.

2 – Outras redes sociais: Instagram, Youtube, Twitter, Snapchat, Linkedin, Pinterest… São várias as redes sociais que temos hoje. Escolha aquelas que você realmente vai estar e que seja relevante para o seu público e para seu negócio.

 

3 – Site: Aqui é a sua casa na internet, o seu lugar. Para fazer um site, você vai precisar de registrar um domínio, pagar um servidor e desenvolver o site dentro da plataforma que você preferir. Nós sempre trabalhamos com o wordpress, por várias facilidades. (Se precisar de alguma orientação, estamos à disposição) No site você vai contar para o seu público quem você é, o que você faz, quais são os seus produtos ou serviços, endereço, contato, redes sociais etc. E atenção! Nunca se esqueça que o seu site tem a OBRIGAÇÃO de ser responsivo, ou ter uma versão para celular. Mas ele tem que funcionar em dispositivos mobile, ou seja, em celulares e tablets. Normalmente, é aqui que você também vai inserir o próximo tópico:

 

4 – Blog: Se você quer fazer um bom trabalho de Marketing Digital, produzir conteúdo é essencial. Já deve ter ouvido falar que “Conteúdo é Rei”, né? Então, acredite nisso. É ele quem vai fazer os seus clientes chegarem até você. É ele quem vai ser um dos maiores responsáveis pelo ranqueamento do seu site no Google, é com ele que você vai conversar com o seu público. O conteúdo também faz parte de várias estratégias eficazes como o Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, estratégias de SEO, etc.

 

5 – SEO: Essa sigla significa Search Engine Marketing, em português Otimização para Mecanismos de Buscas, e é bem importante quando a gente fala de Marketing Digital e conteúdo. Tem um post aqui com dicas para escrever bem, inclusive pensando em SEO. Mas existem outras estratégias além de escrever para fazer um bom SEO, como meta tags, link building, estrutura do código do site, etc… 

6 – Email Marketing: Ferramenta indispensável para um bom trabalho de Marketing Digital. O email ainda é queridinho dos estrategistas e planejadores dessa área. Mas muito cuidado aqui, se você não tem tempo, disposição e profissionalismo para cuidar de uma campanha de email, só comece depois que tiver o mínimo de estrutura. Email marketing tem muitas particularidades, estude bem e NUNCA compre uma lista de email. Você não quer ir direto para a caixa de spam, nem ser classificado assim por seu cliente, né?

 

7 – Anunciar na Internet: Você pode investir de várias formas na internet. As mais comuns são Google Adwords e Facebook Ads. Mas também temos: Instagram Ads, Linkedin Ads, releases, influenciadores, etc… Mas esse assunto é bem amplo e merece um post só para ele. Assine nossa news para você não perder esse conteúdo! 

 

8 – Métricas e Análise de Dados: A maior diferença e vantagem de escolher trabalhar com marketing digital é a mensuração. Não dá para fazer nada sem medir, analisar, aprender, aplicar e voltar para o começo de novo. Testes A/B também são excelentes táticas para analisar o que dá ou não dá certo. Além de medir, você pode ‘trocar o pneu do avião com ele voando’, ou seja, se algo não está dando certo, você pode ir lá e mudar. Exige visão analítica e rápida, com foco no resultado. Tão importante quanto o conhecimento do analista são as ferramentas utilizadas para uma melhor leitura dos dados gerados e para insights de atuação: Analytics, funil de venda, parametrização de url, Tag Manager, Mapas de Calor, gravação das telas de navegação, etc…

 

9 – Design Gráfico: Usabilidade, banners para site, blog, redes sociais, materiais de divulgação, apresentações, ebooks, marca, tipos de fonte, identidade visual… Acredite, você precisa investir o mínimo em design para o seu negócio online. Costumo dizer que escrever e fazer o design são duas artes que andam lado a lado. No marketing tradicional as pessoas super valorizam uma embalagem bonita, com um bom design que facilite o manuseio do produto, certo? Com o digital é a mesma coisa. Resolva os problemas de entrega de conteúdo e de usabilidade com o design. Seus clientes irão notar o seu cuidado em fazer uma boa apresentação para eles.

Design não é Photoshop!

 

Para um bom começo de Marketing Digital, é isso!

Mas não podemos esquecer que todos esses pontos funcionam seguindo um planejamento prévio. Pois de nada adianta fazer cada coisa isoladamente, todas elas estão atreladas umas às outras, como uma orquestra! O conhecimento isolado não vai fazer você ter o sucesso que espera. 

Hoje em dia, é comum e muitas empresas optam por contratar profissionais com uma maior experiência para fazerem um planejamento ou dar uma consultoria de Marketing Digital. E assim, ter orientação e acompanhamento com relação à própria presença online ou para fazer alguma campanha de produto ou serviço

Obrigada por ter ficado comigo até aqui e te espero no próximo post!

Assine nossas atualizações para não perder nenhum conteúdo! É só clicar no botão azul e permitir!

E se você precisar de orientações ou algum serviço de Marketing Digital e quiser trocar uma ideia com a gente, clique aqui, escolha seu perfil e preencha o formulário.

Fazemos o que amamos e ficaremos muito felizes em te ajudar a ter mais resultados online! 😉

 

Aproveita e compartilha esse post com seus amigos!

Facebook Comments

Você tem uma opinião?