O essencial do Marketing Digital

Olá pessoal, tudo?

Hoje resolvi escrever sobre um assunto porque muita gente me aborda querendo saber como começar a melhorar seus negócios através do marketing digital. Várias pessoas tem a falsa ideia de que é uma coisa muita complicada e até impossível. Claro que não é a coisa mais simples do mundo, mas com dedicação, estudo e prática você pode sim aplicar várias técnicas que com certeza vão te ajudar a melhorar resultados e a faturar mais.

Por onde começar a aprender sobre Marketing Digital

A primeira coisa que digo quando me questionam “por onde começar” digo que a primeira coisa é estabelecer seu conjunto de fontes de aprendizado. O que isso quer dizer? Que você tem que começar a definir quais, onde, como e quando vai consumir conteúdo:

  • Quais blogs e portais sobre empreendedorimo marketing digital acompanhar?
  • Quais Canais no YouTube sobre marketing e Empreendedorismo Digital assistir?
  • Eu farei isso todos os dias pela manhã ou apenas três vezes por semana no período noturno?
  • Vou utilizar um bloco de notas físico ou virtual para anotar dúvidas e “sacadas”?
  • Vou fazer isso deitado na minha cama e utilizar meu celular ou tablet?
  • Vou usar meu horário de trabalho ou farei em períodos de descansos e folgas?
  • Vou fazer cursos presenciais ou online sobre marketing digital?
  • Vou participar de grupos e fóruns de discussão sobre empreendedorismo digital?
  • Além do marketing digital, quais outras competências preciso desenvolver para ter sucesso?
  • Vai contratar alguma empresa ou profissional para te dar consultoria sobre marketing digital?

Claro que essas perguntas chave vão te obrigar a fazer a si mesmo outras perguntas menores, mas isso é normal. O importante é você estabelecer alguns critérios sobre como vai aprender sobre o assunto (quase um planejamento sobre como aprender) e depois colocar em prática.

Em quanto tempo alguém aprende o Essencial do Marketing Digital?

Sei que não é a resposta que você estava esperando, mas a verdade é que sempre vai depender de pessoa para pessoa. Um personal trainer que quer usar o marketing digital para aumentar o número de clientes pode demorar um “tempo X” e um administrador de empresas que queira usar o marketing digital para o mesmo objetivo vai demorar um “tempo Y”: vivências diferentes vão fazer com que cada pessoa tenha um processo de aprendizado diferente e é preciso ter em mente que o marketing digital é composto por vários temas – principalmente ligados a Comunicação, Design e Tecnologia.

Além da sua vivência profissional e pessoal outro aspecto fundamental é quanto você vai se dedicar e quantas horas irá estudar por dia, semana ou mês.

Mas afinal, o que é essencial no Marketing Digital?

O que é essencial no marketing digital está diretamente relacionado ao comportamento dos usuários e às ferramentas utilizadas para consumir conteúdos, serviços, produtos e se relacionar. Portanto, tenham em mente que o seu conhecimento deve ser relacionado às seguintes áreas:

  • Web Site

Seja para executar, seja para contratar é importante que você conheça o máximo possível sobre como funcionam os web sites. Pelo menos entender a lógica de como se publica um site vai fazer uma grande diferença nas ocasiões que você precisar ter um.

  • Blogs

Se você está lendo esse texto até aqui é porque usa blos para adquirir conhecimento e tenha em mente que você não está sozinho. Cada vez mais pessoas usam a mesma forma para aprender e/ou descobrir mais sobre um determinado assunto. E não importa se você é advogado, contador, mestre de obras ou faz salgado para vender sob demanda: um blog pode te ajudar a ser mais conhecido e aumentar sua autoridade.

  • Marketing nas Mídias Sociais

Os brasileiros passam cada vez mais tempo nas mídias sociais para se informar, interagir com amigos, conhecidos e familiares, buscar atendimento ou mesmo reclamar sobre produtos e serviços adquiridos. Não é opcional usar as mídias sociais como ferramenta de negócio… você precisa delas para melhorar seus resultados.

  • Search Engine Optimization

Muita gente fala de maneira abreviada e você vai ler apenas SEO em vários lugares e significa Otimização para Mecanismo de Busca. Você já parou para pensar em como o Google funciona? Já parou para pensar em como e por que aguns sites estão nos primeiros resultados e outros não?

  • E-mail Marketing

Você com certeza vai se deparar com algum texto dizendo que o e-mail marketing morreu ou que não dá resultados. No entanto, te afirmo sem medo: isso não é verdade. É um fato que os mais jovens estão utilizando cada vez menos o e-mail para se comunicarem, mas pessoas em idade produtiva e com dinheiro para consumir usam e-mail o tempo todo. Acredite: não menospreze o e-mail.

  • YouTube Marketing

Eu poderia inserir o YouTube dentro do tópico “Marketing nas Mídias Sociais”, mas a plataforma de vídeos do Google tem crescido tanto e tão rápido que achei melhor abordar em separado. Sei que é mais difícil para a maioria das pessoas, mas se você tiver formas de usar o YouTube não pense duas vezes.

  • Anúncios Online (Google AdWords, Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads)

Existem basicamente duas formas de você divulgar seus produtos e serviços nas mídias Sociais: produzindo conteúdo ou anunciando. Tenha em mente que o ideal é sempre ter as duas formas trabalhando juntas.

  • Web Analytics

Web Analytics são técnicas que você vai utilizar para mensurar e avaliar os resultados das suas ações no marketing digital. Cada ferramenta/canal citado por mim anteriormente gera um bocado de dados e esses dados precisam ser coletados e avaliados periodicamente

Conclusão

Se você aprender o básico ou intermediário nessas “08 ferramentas de Marketing Digital” vai conseguir melhorar seus resultados através da internet. Afirmo isso com toda certeza. O tamanho do seu sucesso só depende de você e se você tiver alguma dúvida, sugestão ou achar que faltou abordar alguma coisa nesse post sobre O Essencial no Marketing Digital, deixa aí nos comentários.

Até o próximo post!

Facebook Comments

Você tem uma opinião?